O convite dos Senhores Embaixadores da Bélgica, do Luxemburgo e da Presidente da Camara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, para representar a organização no Norte, simbolizou um verdadeiro desafio, que aceitei com humildade e honra e acima de tudo com firme convicção de empenho e fidelidade aos princípios e objectivos da organização . Assim sendo, desde logo promover e incrementar as oportunidades de negocio , fluxos científicos e culturais, através de acções e eventos de networking entre agentes dos três países.
Como aconteceu, no passado dia 20 de Março, no icónico café A Brasileira, famoso pelas suas tertúlias dos anos 60 e 70 com nomes como; Guerra Junqueiro, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra ; Teixeira de Pascoaes, Julio Brandão e muitos outros. E agora, com um painel igualmente ilustre como foi o deste Pequeno-Almoço Debate, com Dr. Manuel Serrão, Dr. Paulo Vaz, Dr. Eurico Castro Alves , que deixaram para além do testemunho, várias proposta e desafios para o futuro.
E o Norte, porquê ?
Porque aqui temos uma enorme concentração de empresas têxteis e de calçado, reconhecidas internacionalmente pela sua qualidade, pela vanguarda que apresentam em termos de têxtil sustentável e técnico, assentes numa economia circular.
Porque temos já no nosso tecido industrial do Norte, um grande número de empresas tecnológicas ( startups, robótica).
Porque são, também internacionalmente reconhecidas como das melhores da Europa, as Universidades, como a Universidade do Porto, do Minho, de Aveiro e a UTAD em Vila Real .
Porque, estão em franco crescimento os vários sectores relacionados com o Turismo, a restauração, o turismo de saúde, enoturismo, nas regiões do Douro e Minho, e nas cidades do Porto, Viana, Braga, Guimarães .
Porque são locais de referência , O Museu de Serralves, a Casa de Música , O Museu Soares dos Reis , Alfandega do Porto, Palácio da Bolsa e muitos outros, na realização de grandes exposições, eventos e feiras.
Com efeito, um momento e uma área privilegiada para as missões e acções que fomentem as relações e apoiem membros e empresários .
Assim, que este núcleo do Norte em estreita colaboração com a CCLBL leve este desafio a “bom Porto!”
Saudações Luso- Belgas_Luxemburguesas
Isabel Fernandes de Oliveira